No Gloves On

Dormir Não É o Mesmo Que Descansar – Começo a Perceber…

Leave a comment

Sim, eu sei que é mais ou menos senso comum, mas eu – claro… – só vim a perceber nos últimos meses da minha vida…Demorei um bocadinho mais…

É Segunda-Feira, dia de acordar com o mau feitio inevitável do início de uma semana, mas descansada da vida porque foram repostas algumas horas de sono no fim-de-semana, certooooo??

Errado!

Mãe de uma bebé de meses (para além de uma menina de 3 anos…), claro que quando a casa fica calma ao fim-de-semana, em vez de ir dormir (como os mais espertos fazem…) resolvo aproveitar a(s) noite(s) para poder repor o que tem estado a falhar nos últimos dias – e não, não é o sono que me passa pela cabeça! – como ver ‘aquele’ filme ou ‘aquele’ episódio ‘daquela’ série, ou ficar a ouvir música e a beber um copo de vinho, ou ficar um pouco à conversa , ou a namorarrrrr! E passado uns meses disto, chego à conclusão do quanto subestimei o Sono ou o acto de Dormir.

Os níveis de energia super em baixo, o que compromete a produtividade no geral, incluindo a qualidade do exercício para ficar em forma para o Verão, falta de apetite para refeições e depois um apetite selvagem fora de horas, o corpo desregulado, o cabelo sem brilho e a pele terrível… Tudo isto fácil de curar se em vez de ir para a cama à meia-noite descansar umas horas, fosse para a cama às 22 horas – ou mais cedo, se possível – Dormir.

Se sei isto tudo, PORQUE É QUE NÃO APRENDO??

Mas o problema maior – admito –  não é o fim-de-semana, nem é durante a semana, é a forma geral como encaro o acto de dormir. Mesmo que eu sucumba à inevitabilidade do cansaço/exaustão/sono e vá para a cama ainda ‘consciente’, antes do sono me apanhar, a minha cabeça começa a passar em revista a lista infindável de coisas que ainda estão por fazer. Ou seja, começo a sentir-me culpada por estar deitada e não estar a tratar das 1001 coisas que deveria estar a tratar – pensamentos nada interessantes como memorandos ou tarefas que me fazem sentir tudo menos vontade de dormir…

PÉSSIMO!! É o pior que se pode fazer! E é ou não é o que TODA A GENTE faz??  (Ou algumas pessoas, pelo menos…)

Então, fiquei a saber que podemos aprender muito com o sono dos nossos pimpolhos e reprogramar a nossa forma de encarar a hora de dormir – o que não quer dizer que seja fácil de pôr em prática -…

Olho para as minhas filhas a dormir e estão as duas descansadas da vida, de certeza que não foram para a cama a pensar numa série de trabalhos de casa ou fora de casa que ficaram por fazer, certo??

Provavelmente – a de 3 anos – antes de dormir, tem os pensamentos mais positivos e entusiasmantes sobre o dia que passou ou para o dia de amanhã. E o momento de ir para a cama ou o acto de dormir fica programado como algo bom, necessário ou obrigatório, mas muito positivo.

Voilá! Eis a solução!! Quando finalmente chegar à conclusão que tenho que dormir e não só descansar – hoje à noite, espero… – vou-me forçar a ter apenas pensamentos positivos sobre o dia que passou ou o dia que virá e não nas tarefas infindáveis que tenho para fazer, para poder DORMIRRRRR aquele sono bom, do qual a minha cabeça e o meu corpo tanto precisam.

Porque não vale a pena estar a querer pôr o corpo em forma quando estou sem energia para conseguir o que quer que seja e não vale a pena estar a tratar de coisas a meio da noite que posso fazer perfeitamente no dia a seguir (e passar horas a pensar nelas não vai acelerar o processo) e porque não vale a pena ficar a tentar prestar atenção a uma conversa ou filme ou série a muito custo quando uma pálpebra está fechada e a outra entreaberta.

Então aqui vai:  Hoje começo a Operação D-O-R-M-I-R.

Para poder fazer o que quero fazer, tenho que dormir, e assim que tiver dormido consigo fazer tudo o que quero.

E é tão simples, quanto isso!

 

<Fotografias por Patrick Demarchelier e Irving Penn>

Leave a Reply

