No Gloves On

Como Issey Miyake Arrasou – Quem Gosta de Plissado?

Leave a comment

Tudo começa quando 6 modelos surgem num ambiente escuro com 6 focos apontados para o local onde deverão parar e apenas iluminado na tela do fundo onde se movem as silhuetas do Guitarrista Ei Wada e da vocalista Chiyako com a sua música que já preenche todo o momento e toda a sala e que irá acompanhar todo o show. As modelos trazem consigo pastas de portfolio que abrem no chão e de onde retiram uma forma chocantemente grande para o espaço que ainda há pouco ocupavam dentro da pasta.

Uma forma em plissado, mas não um qualquer…

Algo diferente! Algo que foi criado (depois da pesquisa irresistível, claro, como sempre porque sou muuuuuuuito curiosa) através de um processo computorizado para aquecer e reduzir o tecido (jacquard) para este formato 3D através de vapor, para o designer Yoshiyuki Miyamae depois se divertir a cortar e criar as suas peças cheias de movimento, cores vibrantes e padrões abstractos mas que de algum modo parecem naturais… (???)

Escusado será dizer que durante o resto da apresentação cada vez que uma modelo traz um acessório na mão, ficamos imediatamente em suspenso com a expectativa do que será que agora irá tirar da ‘cartola’. É difícil largar esse ‘nervosinho’ que o início da apresentação nos dá, mas a colecção em si, traz uma compreensão muito imediata, vem muito naturalmente.

Através de formatos muito simples, são calças, casacos, vestidos, mas que na forma como são criados, mostram um nível de complexidade entre o homem e o computador – a criatividade e a técnica – para no final nos mostrar como a roupa e o gosto por ela é algo tão simples e tão natural.

No show, esteve presente a frase:

“Cloth harbours the power of life: wrap yourself in it and feel an instantaneous metamorphosis into pure joy at the wonder of living.”

Acho que resume bem o que a colecção e o espectáculo quiseram trazer e enfim… Podia ficar aqui à procura de palavras para explicar a colecção e o show e como volta e meia a Moda encontra novos caminhos e novas dimensões por explorar e para nos mostrar o que finalmente é tão natural e simples, mas é mais fácil ver…

<imagem (de cima) Reuteurs>

<imagens (galeria) Style.com>

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s