No Gloves On

A Beleza não tem Idade MESMO!

2 Comments

Duas das novidades mais surpreendentes e que mais impacto tiveram no mundo da Moda aconteceram nestes últimos dois dias. Não tiveram a ver com as Semanas de Moda, nem com Tendências , nem com produtos ou acessórios mas sim com a confirmação de uma mudança de perspectiva ou de paradigma (implico muito com esta palavra que está muito na moda…) no que toca à Beleza e à Idade: O  anúncio de que a actriz Charlotte Rampling – de 68 anos – será o rosto da nova campanha da marca de cosméticos NARS, logo seguido do anúncio da actriz  Jessica Lange – 64 anos – como a nova modelo para a linha de Beleza de Marc Jacobs. Se é bonita é bonita (ponto).

Respirei fundo, de certeza que não consegui controlar um bruto sorriso e senti uma certa paz…

O mundo da Moda, é um mundo que tem duas faces: a face pela qual nos apaixonamos, vibrante e onde vemos muito do melhor que a Humanidade tem para dar, a face da Criatividade, da Cultura, da Arte e da Beleza. Mas tem também um outro lado, um lado muito feio, a face onde vivem Preconceitos, Complexos e Crueldades, enfim o lado desumano dos humanos… Aos poucos esta face feia da Moda tem vindo a perder importantes batalhas, das muitas guerras que ainda tem pela frente. O que noto como observadora e apaixonada pelo lado bom da Moda, o lado humano da criatividade e beleza, é o quanto o mundo da Moda está a mudar, agora mesmo, assistimos a alterações importantes de alguns aspectos muito feios e desumanos (ainda não todos, infelizmente…) para melhor. Evolução?

Mulheres como Sophia Loren e Catherine Deneuve já acima dos 60 anos que são verdadeiros ícones de beleza e continuam a ser verdadeiras musas de tantos designers de moda, e alguém consegue dizer que já passaram os seus tempos de beleza? Não!

A beleza não tem idade, tem apenas fases diferentes, pode ser chamada de beleza jovem, beleza adulta, beleza madura, enfim… A meu ver, não é possível pôr uma etiqueta correcta em nada. É Beleza e pronto! Eram consideradas mulheres mais bonitas quando eram novas? Depende do ponto de vista… Acho-as igualmente bonitas, mas com uma beleza diferente e até bem mais poderosa…

Há muito tempo que as passagens de modelos voltaram a ser pisadas e dominadas pela presença de ex-modelos (quase ou já nos seus 40 anos) como Naomi Campbell, Kate Moss, etc. Giselle Bundchen com 33 anos voltou ontem a pisar a runway na apresentação da colecção Balenciaga em Paris. Há uns aninhos ou décadas atrás, será que conseguiria?

Em Outubro, também foi passada uma lei em Nova Iorque para reduzir a tendência de ‘modelos menores’ com a designação de ‘child performers’ para modelos com menos de 18 anos e não é que reduziu mesmo? Nos bastidores da Fashion Week, o New York Times escreve que num apanhado de 350 modelos, 3 tinham menos de 18 anos e que a grande aposta era em idades entre os 20 e os 25 anos.

Enfim, vou arriscar no diagnóstico – confiante também na batalha que tem por paladino Riccardo Tisci  de fazer frente à tendência ou preferência e percentagem tão ridiculamente grande de (apenas) modelos brancas nas runways – É uma Evolução!

Charlotte Rampling - Catherine Deneuve - Sophia Loren

Charlotte Rampling – Catherine Deneuve – Sophia Loren

2 thoughts on “A Beleza não tem Idade MESMO!

  1. Pingback: Dior In Da Houseeeee! Whatz Up Brooklyn!! | No Gloves On

  2. Pingback: A Idade ‘Tá FINALMENTE na Moda | No Gloves On

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s