No Gloves On

Uma Mão lava a outra e trata também…

Leave a comment

Temos os mesmos cuidados com as Mãos que temos com o Rosto? (talvez não…)

Pergunto isto porque foi o que me perguntei quando comparei lado-a-lado as minhas mãos com as mãos da minha Mãe e as mãos da minha Avó. A diferença entre elas, a idade, claro, e os cuidados. A minha Avó confirmou que a vida toda teve poucos ou nenhuns cuidados com a pele das mãos, a minha Mãe, alguns cuidados mas talvez não o suficiente, e eu… Penso estar a ter os cuidados suficientes, mas será que são mesmo?

Descobri em tempos – e a muito bom tempo, sem dúvida! – um creme que me deu tudo o que queria, pode andar comigo o dia todo e posso besuntar as mãos quantas vezes quiser, sem ficar com aquela sensação de mãos húmidas e gordurosas, ou seja, gordura no creme de mãos, já era! Também sei que, já que lavamos as mãos muitas vezes ao dia (sendo o povo bem asseado que somos, coisa dos Romanos…), devemos sempre tentar hidratá-las depois do uso de sabão ou detergente ou qualquer produto de limpeza que se atreva a tocar na nossa pele. É que o desgaste da nossa pele das mãos é francamente superior a qualquer outra parte do nosso corpo. Tomamos 1 banho por dia, às vezes 2, e lavamos o rosto também talvez 2 vezes ao dia no máximo, e agora assim por alto, quantas vezes ao dia é que lavamos as mãos…?

Pois… Não haviam as pobres coitadas de sugar todo o creme a que conseguem ‘deitar mão’ (não resisti à piaducha…)!

Fiquei então a saber que para além da hidratação convém também que o creme ou o tratamento tenha alguma protecção solar, porque as manchas que muitas vezes vão aparecendo com a idade podem ser francamente reduzidas com esse cuidado.

Também existe um tratamento que faz maravilhas, não só às mãos com a pele muito danificada e muito seca, mas também como um tratamento pontual – de semana em semana ou até mais espaçado -, mas que só pode ser feito à noite: Besuntar as mãos com Vaselina e calçar umas luvas de algodão e enquanto estamos a dormir e não precisamos de usar as mãos durante algumas horas, as nossas Mãos vão tendo um mimo, com um resultado que faz toda a diferença. Fácil, não é?

Ah! Aquele creme que me tem acompanhado sempre o dia: ROC Enydrial – Hand Cream. Mas existem tantos… E também importante (algo que faço já em modo compulsão…)  sempre que sobra creme hidratante, qualquer que seja, ‘gasto-o’ nos cotovelos que também sugam todo o creme a que conseguem chegar. Não se desperdiça hidratante, nunca! Porque nunca é demais…

Resultado: Daqui a uns anos, fazemos o ponto de situação, mas ao que tudo indica olhar pelas mãos e dar-lhe um pouco mais de mimo do que o habitual já compensa e muito. Normalmente é pelas Mãos que se  vê a idade mas, sem dúvida, com mais cuidado podemos ter uma boa idade!

<imagem Style.com>

Leave a Reply

