No Gloves On

A Rapariga com o Arco-íris no Cabelo anda aí!

1 Comment

Qual é a minha cor de cabelo?

Se não quisesse mais a cor ou cores ‘naturais’ de cabelo, qual era a cor que escolhia, a minha cor alternativa? A que mais gostava, a que mais tinha a ver comigo? Ou seriam várias??

Cada vez mais me faço essa pergunta porque o cabelo colorido está cada vez mais próximo. E não é como parte de um estilo punk ou para destacar ou mesmo chocar a realidade mas, é como uma tendência no mundo da Moda, quase natural, que vai ganhando corpo e que provavelmente deixará de ser apenas uma tendência para seguir o seu percurso (natural) futurista para se tornar mais uma escolha de beleza como a maquilhagem que usamos com aquele vestido, ou aquele conjunto – e que já acontece…!

O cabelo colorido anda aí, em força e cada vez mais parte da vida de uma cidade. Seja em madeixas ou num só tom, vários tons – versão arco-íris – em tons pastel ou em cores bem fortes até ao néon e a passear mesmo ao nosso lado na rua, ou a passear na runway, e não é fantástico?? O cabelo está a ser usado como uma tela perfeita para explorarmos o nosso lado criativo, mesmo como expressão pessoal ou artística, através da cor…

Como tive uma infância nos anos 80 e adolescência nos anos 90 e comecei desde cedo a gostar muito de cinema, um género inevitável foi a ficção cientifica. O Blade Runner e o Dune – filmes que os meus pais me obrigaram a ver assim que tinha idade – , os clássicos Star Wars e a visita de Marty McFly ao futuro (Back to the Future II), mais tarde nos anos 90 The 5th Element – claro…! Com o guarda roupa D-E-L-I-C-I-O-S-O de Jean Paul Gaultier! -, Gattaca, etc. são os filmes que me vêm imediatamente à cabeça sobre um futuro por aí perdido que se tornou parte da minha ‘memória’ de algo que ainda pode vir a acontecer.

E o que me acontecia sempre, enquanto via os vários futuros alternativos, com os vários estilos de vida, as várias modas e tendências, a e beleza, cabelos, maquilhagem, etc., que iam aparecendo, era imaginar e dar por mim a tentar prever e a pensar quando é que  chegaria aquele futuro? Quando é que aquelas roupas – que víamos como futuristas – irão fazer parte do nosso guarda-roupa ou andarão pela cidade? Quando é que aqueles estilos e cores  de cabelo serão consideradas tão parte do nosso dia-a-dia como as nossas cores ‘naturais’ de cabelo?

Olhando à volta neste momento e observando tudo o que se anda a passar, o mundo da Moda está a viver alterações muito importantes e está num momento muito importante de corte, em grande parte, com muito do que se tem vivido até agora e que temos tomado como garantido. Reparo então que a minha velha pergunta sobre a Moda do futuro – a Moda que vários filmes e histórias foram propondo ao longo dos tempos – acabou de ser respondida:  JÁ CHEGOU!

<imagem (de cima) de Txema Yeste>

<imagens (galeria) Style.com e Vogue.us>

One thought on “A Rapariga com o Arco-íris no Cabelo anda aí!

  1. Uma discussão interessante vale o comentário. Acho que você deveria escrever mais sobre esse assunto.

    Like

Leave a Reply

