No Gloves On

Os velhos ténis voltaram!!

Leave a comment

Tenho adorado ver os velhos clássicos de volta.  Adidas, Nike, Reebok… A tendência tem vindo a ganhar muitos adeptos nestes últimos anos. E hoje mais do que nunca eles andam aí, num revivalismo de ténis brancos por todo o lado.

Vê-los a andar por aí traz-me uma sensação muito pessoal,  familiar e deliciosa de um passado e de uma época muito lá para trás e como (tenho aquele tipo de memória que dá demasiada luta) não me lembro nada bem desse passado, dou por mim a puxar pela cabecinha a tentar lembrar-me da última vez que usei uns ténis brancos (de desporto) fora do ginásio ou de forma casual e talvez tenha que admitir: Acho que nunca usei ténis brancos de desporto sem ser para desporto!

‘Ahhhh, Socorro!! Não vivi!’

Será?!

Não confirmo completamente – é altura de ir a casa dos pais ver as fotos dos finais dos anos 80 (deliciosas e sempre de fugir, claro!) – porque me lembro que os ténis brancos eram uma escolha (global?) recorrente e bastante generalizada –  altura também de visitar o Michael Knight e os Três Duques para confirmação – , então provavelmente até os terei usado. Retirando os meus sempre favoritos All-Star creme (quase brancos) do baralho, que nunca vi como ténis de desporto e que fazem parte da minha vida desde a adolescência até agora – e até sempre, provavelmente -, lembro-me de uns clássicos Reebok brancos na minha pré-adolescência e lembro-me que adorava calçá-los mas porque (como boa Maria-rapaz) adorava desporto, mas…

Não me lembro se os usava assim, como eles andam aí, no dia-a-dia, na vida da cidade… A verdade é que esta tendência e este revivalismo trazem uma sensação muito familiar e uma memória muito vintage (afinal, já tem para lá de 20 anos…) de uma época muito própria, muito (talvez) americana.

Enfim… Os velhos clássicos voltaram!

<imagem (de cima) The Sartorialist>

Leave a Reply

