No Gloves On

Para mim, ‘tá na cara!

Leave a comment

Desde sempre o uso de maquilhagem diário nunca foi uma opção para mim, não por preguiça ou falta de tempo, mas por escolha. Uma cara fresca e uma pele bonita e sempre impecável, é o look perfeito para o dia-a-dia e, diga-se também, ultra-moderno. Gosto de usar maquilhagem, mas quando acho importante ou numa ocasião especial. E embora não a use diariamente não quer dizer, claro, que não tenha cuidados e alguns retoques a fazer para a cara estar sempre bem. Desde cedo aprendi que quanto melhor se tratar da pele mais ela sabe ficar bonita. Na verdade, não existe a pele perfeita sem cuidados, MESMO!

Para além dos tratamentos, claro que a alimentação e o estilo de vida são outros factores favoráveis ou desfavoráveis à pele perfeita. Tenho a sorte de gostar de fruta e de vegetais (a sempre fantástica fibra, vitaminas e minerais) e acima de tudo estou constantemente com sede, o que facilita porque não tenho que me esforçar por beber muita água durante o dia. MAS… (o horrendo ‘mas’…) por outro lado tenho alguns pecados capitais para a pele! Além de consumir demasiado café (leia-se, mais do que a dose recomendada, apenas) e de ter fumado muito durante 15 anos (porque gostava e sei que sempre gostarei embora já não fume, vá lá!) tenho o STRESS (&!+$%#%*) como constante na minha vida, não sei se é hábito, vicio, defeito ou feitio. Não me sinto mal por isso, devo dizer, faz e sempre fez parte de mim, e sei que não sou a única – hoje em dia acho raro não encontrar uma mulher em gestão de stress constante. Por outro lado foram talvez estes ‘pecados’ que me fizeram desde muito cedo olhar para a pele e perceber que a tinha que compensar muito bem por estas falhas que a longo prazo acabam por deixar ‘mossa’ na pele. Em algumas alturas da vida, talvez tenham menos ‘intensidade’ mas noutras alturas, estarão no seu pico, e será provavelmente sempre assim… É um dado adquirido. Então e como nunca fui uma pessoa necessáriamente zen, sabia que tendo essas pequenas falhas como uma constante, teria que tratar a pele MUUUUUITO bem!

Sempre tive a pele da cara muito sensível e demasiado ‘hormonal’ e, até descobrir os cuidados perfeitos para a minha pele, foram muitas as experiências falhadas de cuidados até perceber que faltava antes de mais o óbvio, um bom dermatologista (recomenda-se!). Não vale a pena procurar aqueles cremes ou maquilhagem mais recentes se não foram indicados e perfeitos para o nosso tipo de pele e estilo de vida. E isso só um médico nos poderá pôr no bom caminho explicando, como é a nossa pele e as opções que temos para a manter sempre bem – também ganhei consciência que a pele vai mudando e a forma de a tratar também terá que acompanhar essas mudanças.

Ritual da manhã: Passo sempre a cara por água fria (nunca quente!) e ponho um creme ultra-indicado para equilibrar a minha pele. Antes de sair, retoco algumas imperfeições com um creme corrector (de cor) também ultra-indicado e que também posso usar nas minhas gigantescas olheiras para aliviar o olhar. Um pó  bronzeador muito suave só para dar um boost de luz, um balsamo para a boca e as pestanas bem abertas com o enrolador de pestanas, mas que uso sem rímel, deixa o olhar bem leve e bem aberto e… ta dah!! ‘Tou pronta!

Ritual do fim do dia: Passo a cara novamente por água fria, e (fim do processo) limpo muito bem com água micelar – que acho que tem uma relação amorosa com a minha pele! Para mim foi a descoberta da década para os meus cuidados nocturnos. Acaba o processo, não tenho que fazer mais nada porque a água micelar ajuda a manter o equilíbrio da minha pele (não se deve mesmo passar a cara por água no fim, para que o tónico faça o efeito). Pela explicação do meu dermatologista, para o meu tipo de pele, o uso de muitos cremes nada faz para melhorar, só piora, tenho um creme diário, único e que ponho de manhã!

No fim de contas, o meu ritual diário é até bastante simples, não é?

Leave a Reply

